Autor: Gustavo Kipper
19/06/2023
O Campeonato Brasileiro de Enduro tem como uma das suas principais características – além das grandes disputas – a grande variedade de trilhas, clima e terrenos onde são realizadas as provas. Para vencer o piloto precisa ter, além do talento, muita resistência e versatilidade para competir em alto nível, não importam as condições.
Novo Horizonte (SC) foi mais uma vez o destino escolhido e sediou a 4ª prova do Brasileiro de Enduro. A cidade hospitaleira, localizada na região Oeste de Santa Catarina, trouxe, além dos desafios das trilhas escorregadias e especiais longas, um novo e poderoso elemento: o frio intenso.
Ao contrário das provas realizadas no centro-oeste e sudeste, em sua grande maioria disputadas com tempo seco, pedras e muita poeira, a prova de Novo Horizonte (SC) revelou mais uma vez as características sulistas com muito frio, umidade e trilhas escorregadias. Como no esporte off-road – principalmente no Enduro – não existe tempo feio, a prova mais uma vez disputada na cidade foi um grande sucesso.
–– Pelo terceiro ano seguido Novo Horizonte merece destaque nesse histórico do Brasileiro de Enduro. Na época da Covid, foi uma prova fundamental para restabelecer o crescimento que o campeonato havia chegado. Temos gratidão pela cidade de Novo Horizonte e pelo Motoclube Trilheiros do Horizonte, que assumiu a responsabilidade junto com o campeonato naquele momento difícil. Sobre essa prova, a chuva que caiu nos dias anteriores aumentou bastante o nível de dificuldade, mas durante o final de semana o tempo ajudou com o sol e frio característico da região. Essa integração de todas essas regiões é muito importante e mostra a grandeza do Brasileiro de Enduro —, comentou Maurício Brandão, promotor do campeonato.
–– Foi uma prova muito boa, muito dura, com especiais longas e difíceis. A chuva que antecedeu as etapas deixou tudo mais complicado, mas tivemos um fim de semana com sol, frio, muito charme e diferenciada. Galera da região fora de série, do hotel ao posto de gasolina. Novo Horizonte vai deixar saudades —, analisou Fernandinho Silvestre, chefe da equipe Honda.
Na pista, quem levou a melhor foi novamente Patrik Capila (Beta Racing) que venceu na categoria GERAL-ELITE, seguido por Rômulo Bottrel (Honda) e Luciano Rocha (PowerHusk). No ranking geral da competição Capila lidera a ELITE e sua classe E2.
Na disputa pela GERAL-OPEN, quem venceu foi o gaúcho Gustavo Pellin (KTM oficial). André Dalsasso (KTM) foi o segundo colocado e Felipe Legarrea (KTM), o terceiro. Legarrea lidera o ranking da OPEN e sua classe E35.
A próxima prova do calendário acontece novamente no Espírito Santo, agora em Aracruz, nos dias 21, 22 e 23 de julho.
O Campeonato Brasileiro de Enduro é patrocinado por Honda, TM Racing e Just1. Conta com o copatrocínio de Borilli, Mattos Racing, Biker, IMS, Motorex, Nitro Mouse, Tubliss, Dyva, Beta Racing, KTM, Sherco, Husqvarna, Edgers, Rece Tech, Sig Visual, BMS Racing, W-Tech, MRPro, Brasil Racing, Expocaccer, Sekai, Parts 57, HSS, America Sports, Soul, Motofire, Mcorse, Bamba Racing, Jarva, Tribo Motos, Base 41.
1.ª prova – 10, 11 de 12 de março – Mairiporã (SP)
2.ª prova – 21, 22, 23 de abril – Patrocínio (MG)
3.ª prova – 26, 27, 28 de maio – Venda Nova do Emigrante (ES)
4.ª prova – 16, 17, 18 de junho – Novo Horizonte (SC)
5.ª prova – 21, 22, 23 de julho – Aracruz (ES)
6.ª prova – 25, 26, 27 de agosto – Belo Vale (MG)
7.ª prova– 13, 14, 15 de outubro – Camboriú (SC)
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