BRASILEIRO DE ENDURO FIM

Foto
Crédito: Divulgação CBE

Confirmado! Teremos um ano cheio de disputas

Itapema (SC) – Após muita expectativa começou o Campeonato Brasileiro de Enduro! A cidade de Ipanema, famoso balneário do maravilhoso litoral catarinense, recebeu de braços abertos a caravana do enduro e com sua vocação de receber turistas de todo mundo deu inicio a peregrinação do Enduro pelo Brasil. O Itapema Off Road abriu as portas do clube, recebeu e realizou uma prova perfeita, elevando ainda mais o nível das provas. 

 

Durante o briefing, alem das atividades normais relativas à prova, foi feita uma emocionante e merecida homenagem ao grande incentivador Marcio Pires e Rios. Apaixonado e grande incentivador do esporte em todo pais, estiveram presentes seu filhos, Matheus e Rafael Lilia Rios, viúva. Na ocasião foi lançado o “Troféu Marcinho MR Pro” que será entregue a pilotos após terem atitudes desportivas dignas de reconhecimento nas competições de enduro, fica aqui registrado nosso apreço, admiração e reconhecimento. Ficaram saudades, e um grande legado! 

 

Muita movimentação pré-prova na cidade, entrevistas nas principais rádios da cidade, fotos de lançamentos de todas as equipes, visitas motivacionais em várias escolas da cidade, inclusive com o sorteio de uma mini moto entre as crianças participantes, quem sabe incentivamos um futuro piloto. Na sexta à noite o esperado Super Prime, pois após as habituais mudanças de equipes e pré temporada foi o primeiro e esperado embate real. Acompanhado por um público atento, mais de 8000 expectadores, na Praça da Paz, no centro da cidade. O grande vencedor deste evento promocional foi o paulista de Guairá SP, Vinicius Calafate (32 – Honda Racing), que comemorou muito a vitória. 

 

As disputas começaram na manhã do sábado com as categorias KIDS, que usam partes do percurso dos adultos, devidamente ajustada de acordo com cada categoria. Vicente Debertoli (22), de Caxias do Sul RSfoi o vencedor da INFANTIL, Estevão Mediote (1 – BC 11), de Serra ES, venceu a CADETE, Frederico Mediote (11 – BC 11), de Serra ES venceu a JUVENIL e a recém criada categoria FEMININA, quem ficou com o lugar mais alto do pódio foi Lara Kuns (259) de Camboriú SC, realmente as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço, e estas categorias dos pequenos garantem o futuro da modalidade no Brasil, dando oportunidade a estas crianças a iniciação no ambiente esportivo ao lado dos grandes ídolos. 

 

O percurso da prova foi de 45 kms, feito 3 vezes em cada dia, totalizando 270 kmscomo não choveu foi considerado tranqüilo, as 3 especiais foram perfeitas e bem diversificadas. Destaque para a Especial Cadori, que foi em uma montanha com kms, a mais longa e decisivna prova, a especial Honda, junto ao Padock atraiu grande público e deu aos pilotos a possibilidade de mostrar toda habilidade, a especial Husqvarna foi muitíssima elogiada pelos pilotos, segura e técnica, montada na região denominada “Sertão”. Todas bem velozes e sem enrosco, medindo bem o desempenho dos pilotos. 

 

Na disputa principal, na Enduro GP, que une a E1, E2, E3, E4 e EJ, defendendo o número 1, o Capixaba, Bruno Crivilin (1 – Honda Racing) dominou, vencendo os 2 dias em Itapema, mas não terá vida fácil, pois todos buscam o título, seguido pelo seu companheiro de equipe Gabriel Soares (7 – Honda Racing) que alternou o segundo lugar com o motivado Rômulo Bottrel (22 – KTM) que pelo critério de desempate ficou com a terceira colocação, Patrick Capila (33 – Honda Factory Edgers) ficou na quarta colocação e pela primeira vez no pódio da Enduro GP o mineiro Vitor Borges (51- Beta Brasil) fechou os TOP 5. 

 

Vim muito preparado e sabia que se fizesse meu trabalho bem feito sairia com a vitória. E foi o que aconteceu. Agradeço a toda a minha equipe Honda pelo fim de semana brilhante e agora é se preparar porque mês que vem tem mais”, diz o capixaba, líder da classificação nas duas categorias, bicampeão brasileiro da Enduro GP e E1, Bruno Crivilin. 

 

Na E1 para motos ate 250cc, Bruno Crivilin (1 – Honda Racing) de Aracruz ES, venceu seguido de Loandro Anton (133 – KTM) de Rio Negrinho SC e Victor Camargo (79 – KTM) de Franca SP repetiram as posições tanto no sábado quanto no domingo 

 

Na E2 para motos acima de 250 cc ate 450cc, Gabriel Soares (7 – Honda Racing) de Divinópolis MG, venceu os 2 dias, seguido de Patrick Capila (33 – Honda Factory Edgers) de Colatina ES, e Gustavo Pellin (51- Beta Brasil), fechou o 3º da classe. Esta categoria promete grandes disputas, pois, cada piloto potencialmente tem preferência por um tipo de terreno, que só o Campeonato Brasileiro pode proporciona essa diversidade. 

 

Na E3, para motos acima de 450 cc ou motos 2 tempos, certamente será muito disputada, o mineiro radicado em Guarapuava PR, Rômulo Bottrel (22 – KTM) dominou a etapa, com o paulista de Guairá, Vinicius Calafate (32 – Honda Racing) alternado o segundo terceiro lugares com o mineiro de Patrocínio Vitor Borges (51 – Beta Brasil). Esperamos boas “batalhas” na E3. 

 

Na E4, para motos originalmente ate 28 cv, o capixaba de Marechal Floriano, Tiago Wernesbach (41 - Honda Factory Edgers) venceu os 2 dias com Fernando “Juruna” (14 – MXF Motors) de Belo Valle MG em segundo e Flávio Volp (16) de São Roque do Canaã ES, em terceiro. Nesta categoria o grande embate será entre as Honda 250 F e as MXF 250 RX, prevemos a continuidade desta disputa que promete ser muito boa e equilibrada. 

 

Na EJ, para pilotos os jovens, com menos de 23 anos, quem se deu bem foi o carioca de Niterói, Nicolás Rodrigues (4 - Honda Factory Edgers), conquistou uma dupla vitória, seguido do paulista de Guararema Murilo Caipirinha (12- KTM) e pilotos Luis Adriano Zanotto (39 - Zanotto Teamde Rio Verde GO fechando os 3 melhores. 

 

Categoria Feminina começou “quente”, com certeza teremos uma bela disputa durante todo o ano. Barbara Neves (116 – Honda Racing) de Aparecida de Goiânia GO a mineira de JaparaibaIsadora Oliveira (113 – Equipe Q4) saíram de Itapema empatadas em pontos, Isadora lidera por ter vencido no domingo. Tainá Aguiar (118 – Enduro MX) teve um incidente e teve que abandonar a prova prematuramente na primeira volta, mas na próxima em Marzagão GO estará de volta a disputa, pois o campeonato prevê o descarte de 2 etapas. 

 

Na E35 o multi campeão foi Nielsen Bueno (35 - Power Husk), mineiro radicado em Jeriquaquara CE, na E40 o mineiro de Curvelo Adriano de Ávila (135 – Equipe Q4), na E45 o paulista de Caçapava Fabio Bizarria (514), na E50 o capixaba de Afonso Claudio, Levi Tesch (693 - Lekker), na E230 o mineiro de Sacramento Jonas Sawan (30) e na AmadoraThyrso Carmona (56 – KTM), de Paranapanema SP foram os vencedores em suas categorias. Todas com varias possibilidade de disputas, isto é muito bom, nos trará varias emoções durante o ano. 

 

Como falei anteriormente, fui diretor da modalidade a 10 anos atrás, sempre acompanhei o campeonato, constatei a grande evolução dos pilotos e retaguarda que as grandes marcas e equipes estão dando a seus representantes. Sou de Natal, RN, uma cidade turística, e fiquei muito impressionado com a maneira que a cidade de Itapema recebeu o enduro, sempre respectiva e hospitaleira com todos! Muito bom”disse Assis Aquino, Diretor CBM na modalidade. 

 

A próxima etapa, será em Nova Brescia RS, dias 4 e 5 de Abril, terra “do churrasco e da mentira”. As inscrições já estão abertas, no site www.brasileirodeenduro.esp.br  

 

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2020 é patrocinado por Honda, coopatrocinado por IMS e conta com o apoio de: MXF MotorsBeta Brasil, Borilli, Airoh HelmetMotorexMotul , Edgers, Race TechSig Visual, Parts 57, MR Pro Braces, Tech Ride, DYVA,  BMP, Circiut EquipamentDirt Racing, BMS, Galfer , RTechAll BallsWossnerJeri Adventure Ride, Brasil Moto Tour, Receptivo Itália, Adven Tour Brasil, Freeride Spirit e Planetour agencia de viagens. 

 

Resultados – 1ª etapa – Itapema (SC) 

 

Enduro GP 

1º – Bruno Crivilin (#1) – Aracruz ES – 50 pontos 

2º – Gabriel Soares (#7)  Divinópolis MG – 42 pontos 

3º – Rômulo Bottrel (#22) – Guarapuava – PR – 42 pontos 

4º – Patrik Capila (#33) – Colatina ES – 36 pontos 

5º – Vitor Garcia (#51)  Patrocínio MG – 30 pontos 

 

E1 

1º – Bruno Crivilin (#1) – Aracruz ES – 50 pontos 

2º – Loandro Anton (#133) – Rio Negrinho SC – 44 pontos 

3º – Victor Miranda (#79)  Franca SP – 40 pontos 

4º – Luciano Paiva (#622)  Sete Lagoas MG – 36 pontos 

5º – Gian Taffarel (#262)  Caxambu do Sul SC – 32 ponto 

 

E2 

1º – Gabriel Soares (#7) – Divinópolis MG – 50 pontos 

2º – Patrik Capila (#33) – Colatina ES – 44 pontos  

3º – Gustavo Pellin (#44)  Caxias do Sul RS – 40 pontos 

4º – Alexandre Valadares (#211)  Papagaios MG – 36 pontos 

5º – Anderson da Luz (#791)  Chapecó SC – 32 pontos 

 

E3 

1º - Rômulo Bottrel (#22) – Guarapuava PR – 50 pontos 

2º - Vinicius Calafati (#32) – Guairá SP – 42 pontos 

3º - Vitor Garcia (#51)  Patrocínio MG – 42 pontos 

4º - Cássio Moreto (#366)  Chapecó SC – 34 pontos 

5º - Roberto Theodoro (#64)  Farroupilha RS – 34 pontos 

 

EJ 

1º - Nicolás Rodriguez (#4)  Niterói RJ – 50 pontos 

2º - Murilo Caipirinha (#12)  Guararema – 42 pontos 

3º - Luiz Zanotto (#39)  Rio Verde GO – 40 pontos 

4º - Maurício Milan (#169)  Chapecó SC – 36 pontos 

5º - Felipe Cantu (#413)  Videira SC – 34 pontos 

 

E4 

1º – Tiago Wernersbach (#41) – Marechal Floriano ES – 47 pontos 

2º – Fernando Juruna (#14) – Belo Valle MG – 45 pontos 

3º – Flávio Volpi (#16)  São Roque do Canaã ES – 42 pontos 

4º – Gabriel Mattos (#86)  Mogi das Cruzes SP – 36 pontos  

5º – Marcelo Eleuterio (#739)  Blumenau SC – 31 pontos 

 

EF 

1º - Isadora Aparecida (#113)  Japaraiba MG  47 pontos 

2º - Bárbara Neves (#116)  Aparecida de Goiânia GO  47 pontos  

 

E230 

1º - Jonas Sawan (#30) – Sacramento MG  5pontos 

2º - Leonardo Bortoncelo – (#222) – Xaxim RS  44 pontos 

 

E35 

1º - Nielsen Bueno (#35) – Jeriquaquara CE  50 pontos 

2º - Aloísio de Assis Filho (#182) – Belo Valle MG  44 pontos 

 - Mauricio Rizzon (#31) – Caxias do Sul RS  40 pontos 

4º - Mauricio Sedei (#542) – Chapecó SC  34 pontos 

5º - Ederson Kunz (#259)  Camboriu SC  32 pontos 

 

E40 

1º - Adriano de Ávila (#135) – Curvelo MG – 50 pontos 

2º - Jose Mario de Fonseca (#543) – Chapecó SC  42 pontos 

3º - Rodrigo Lopes de Silva (#559) – Garoupaba SC  42 pontos 

4º - Sidnei Siquela (#345) – Indaial SC  34 pontos 

5º - Julio César Mouro (#550) – Pinhais PR  31 pontos 

 

E45 

1º - Fabio Bizarria (#514) – Caçapava SP – 47 pontos 

2º - Luciano Frosi de Lima “China” (#285) – Farroupilha RS – 47 pontos 

3º - Mauricio Fernandes (#111) – São Paulo SP – 40 pontos 

4º - Laurindo Zatorki Filho (#17) – Palhoça SC – 36 pontos 

5º - Éderson Cesar Tramon (#606) – Reserva SC – 31 pontos 

 

E50 

1º - Levi Tesch (#693)  Afonso Claudio ES – 50 pontos 

2º - Washington da Silva “Caipira” (#24) – Guararema SP – 42 pontos 

3º - Romeu Eurich (#767) – Apucarana PR – 42 pontos 

4º - Douglas Alan Silva (#656) – Palhoça SC – 36 pontos 

5º - Fernando Zanotto (#139) – Rio Verde GO – 32 pontos 

 

EA 

1º - Thyrso Carmona (# 56) – Paranapanema SP – 47 pontos 

2º - Adrinano Luiz Santana (#886) – Cunha Porã SC – 42 pontos 

3º - Caio Cesar Carneiro (#52) – Reserva SC – 36 pontos 

4º - Cláudio Douglas Cardoso (#350) – Itapema SC – 34pontos 

5º - Willerson Pratezi Galvão (#710) – Faxinal SC – 33 pontos 

 

Youth 

1º - Jean Silva Zandonadi (#213) – Afonso Claudio ES – 50 pontos 

2º - Vinicius Fernandes Lopes Aguiar (#19) – São Paulo SP – 42 pontos 

3º - Gabriel Zatoski (#333) – Palhoça SC – 42 pontos 

4º - Thales Hideki Uemura (#102) – São Bernardo do Campo SP – 36 pontos 

 

JUVENIL 

1º - Frederico Mediote (#11) – Serra ES – 50 pontos 

2º - Danilo Sfalsin (#199) – Aracruz ES  44 pontos 

3º - Bernardo Schweitzer (#230) – São Jose SC – 38 pontos 

4º - Pedro Loste (#25) – Itapema SC – 33 pontos 

5º - Vicente Camini (#421) – Itapema SC – 32 pontos 

 

CADETE 

1º - Estevão Mediote (#1) – Serra ES – 50 pontos 

2º - Gabriel Kons (#228) – Biguaçú SC – 44 pontos 

3º - Theo Ramos Cravo (#777) – Serra ES – 40 pontos 

4º - Samuel Cora (#74) – Itapema SC – 36 pontos 

 

FEMININA 

1º - Lara Kunz (#259) – Camboriú SC – 45 pontos 

2º - Gabriela Azevedo (#7) – Ouro Branco MG – 44 pontos 

3º - Isabela Varela (#227) – Itapema SC – 38 pontos 

4º - Anna Letícia (113) – Curitiba PR – 25 pontos 

 

INFANTIL 

1º - Vicente Debirtoli (#22) – Caxias do Sul – 50 pontos 

2º - João Vitor Alves (#29) – Itapema SC – 44 pontos 

 - Pedro Henrique Spindler (#111) – Curitiba PR – 38 pontos 

4º - Arthur Alexandre Baver (91) – Itapema SC  38 pontos 

foto

Autor:Imprensa CBE

Comentários :0

Deixe seu comentário